Resumos

CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO DOS RESUMOS

Os resumos deverão ser encaminhados à PALEO 2015 até a data limite de 15 de novembro de 2015. Deverão ser salvos em extensão doc ou docx e enviados para o endereço eletrônico: paleo.rjes2015@gmail.com, juntamente com uma sugestão por apresentação oral ou painel. Notamos, porém, que a forma de apresentação só será escolhida definitivamente pelos membros da comissão organizadora. Caso a apresentação seja escolhida como painel e o autor não deseje apresentar dessa forma, o mesmo poderá ser retirado do evento.

Os resumos deverão conter:

  1. Introdução (breve descrição do estudo e objetivos)
  2. Metodologia
  3. Resultados e Discussão
  4. Conclusões

Pesquisas preliminares e/ou em andamento serão aceitas, desde que apresentem, pelo menos, resultados e conclusões parciais.

Não serão aceitos resumos contendo apenas descrição de projeto, intenção de trabalho e/ou revisão bibliográfica.

Os resumos deverão versar sobre as seguintes linhas temáticas:

  • Paleontologia de Vertebrados
  • Paleontologia de Invertebrados
  • Paleobotânica
  • Micropaleontologia
  • Educação e divulgação em Paleontologia
  • Patrimônio Paleontológico
  • Bioestratigrafia
  • Sistemática
  • Tafonomia
  • Paleoecologia e Paleoambiente
  • Paleontologia Quantitativa
  • Morfometria
  • Morfologia Funcional
  • Filogenia e Evolução
  • Biogeografia
  • Coleções Paleontológicas
  • Técnicas Paleontológicas
  • Outros

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DOS RESUMOS

Os textos poderão ser apresentados em Português, Inglês ou Espanhol. Deverá ser utilizada a Fonte “Times New Roman” e Espaçamento “Simples”. O título deverá ser escrito com o tamanho de fonte 12, em caixa alta e centralizado.

Deverá ser dado um espaço entre título e nome(s) do(s) autor(es). O(s) nome(s) do(s) autor(es) deverá(ão) estar com o tamanho de fonte 10, em caixa alta, centralizado(s) e seguir o formato “nome sobrenome”. Podem ser usadas abreviaturas, mas o último sobrenome deve estar escrito por extenso. Os nomes devem estar separados por vírgula. Em caso de diferentes filiações institucionais, devem ser usados numerais sobrescritos para indicá-las. Asteriscos podem indicar bolsas e auxílios, em caso de haver mais de um.

Em uma próxima linha, sem espaçamento, seguem-se a(s) filiação(ões) institucional (is), com o tamanho de fonte 10, em caixa baixa, centralizado(s) e sem negrito.

Filiações institucionais: Times New Roman, 10, centralizado, maiúsculas e minúsculas. Recomenda-se brevidade. É preferível o uso de siglas, quando amplamente conhecidas; por exemplo, siglas de universidades em substituição aos nomes por extenso. Evitar mencionar cargos e funções acadêmicas (por ex. “orientador”, “professor”, “chefe do laboratório…”, “estudante de…”). O(s) e-mail(s) deverão estar com o tamanho de fonte 10, em caixa baixa, centralizado(s) e com itálico.

Entre o corpo do texto do resumo e os dados acima, deverá ser dado um espaço. O texto deverá ser escrito com o tamanho de fonte 12, justificado e em um único parágrafo, sem recuo na primeira linha. Nomes de espécies e gêneros deverão constar em itálico. Não são permitidas referências bibliográficas nem ilustrações. Quando for o caso, indicar ao final do texto, entre colchetes, os órgãos financiadores da pesquisa e eventuais colaboradores. Se o(s) autor(es) possuir(írem) bolsa de pesquisa, informar também o tipo.

O título poderá atingir o limite máximo de 30 palavras e o texto do resumo o limite de 350 palavras.

EXEMPLO: clique aqui ou aqui

CRITÉRIOS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Os trabalhos poderão ser apresentados oralmente (10 + 5 min) ou na forma de painel. Cada trabalho em painel disporá de um espaço de 100 cm de altura X 90 cm de largura. Sugere-se que o painel seja confeccionado com cordão para pendurar.